Marketing Digital: As vantagens do CRM para uma organização

A Gestão do Relacionamento com o Cliente não é uma metodologia nova, porém ainda está longe de ser aplicada de forma efetiva na grande maioria das empresas. O que vemos é uma busca desenfreada por novos leads e consequentemente por novos clientes, mas e os clientes que já estão na carteira da companhia? Estão sendo efetivamente trabalhados?

O CRM (Customer Relationship Management) é uma cultura organizacional que se baseia no relacionamento com todas as pessoas que já possuem algum tipo de contato com a empresa. A venda em sua grande maioria está baseada em confiança e para conseguir transmitir confiança aos clientes, é necessário fazer com que eles tenham algum tipo de relacionamento com a empresa e com o vendedor, mas isso só é possível obtendo o maior número de informações relevantes sobre o lead, pois assim consegue-se falar a língua dele e entregar o produto ou serviço que mais se encaixa em sua necessidade, por isso é mais fácil converter uma venda em um lead que já foi trabalhado e qualificado, assim já conhecemos o seu problema e ele já enxerga como podemos ajudar na resolução do mesmo.

Quanto custa adquirir um novo cliente?  Difícil dizer, mas o que os estudos apontam é que pode custar de três a cinco vezes mais do que manter um cliente já existente e encorajá-lo a consumir mais, tornando o CRM uma poderosa ferramenta de economia nas ações de marketing.

Conhecendo bem seu consumidor (quem é, como se comporta, do que gosta, quando quer e etc.) é possível elaborar uma estratégia de marketing (não estamos falando só de comunicação) direcionada e de forma muitas vezes personalizada (1 to 1) e aumentar o potencial de conversão.

Recapitulando as vantagens:

  • Economia
  • Acesso a informações estratégicas sobre seu consumidor
  • Maior possibilidade de conversão de vendas
  • Fidelização
  • Inovação
  • Diferenciação

Plante a cultura de CRM em sua organização e colha os frutos do sucesso.

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#soucampeaodevendas

colunista felipe santos

Post Autor: Comunicando

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