Estratégias de Marketing: como fazer sorteio no Instagram

Acho que não é mistério para ninguém que muitas empresas façam sorteios dos seus produtos ou serviços dentro das redes sociais, principalmente do Instagram. De acordo com algumas pesquisas, um sorteio pode aumentar em 70% o número de seguidores e em 80% o engajamento com a marca, porém o que ninguém leva em consideração é que boa parte dos seguidores só aparecem pelo sorteio, e que ao menos metade destes descurtem o perfil ao término (de não ser sorteado). Bom mas esse post ainda não é para se tratar sobre se vale a pena ou não realizar sorteio e nem para dar dicas sobre aumento de seguidores e engajamento, ele é para responder uma pergunta que temos recebido bastante: como realizar sorteio de prêmios no Instagram?

A primeira coisa que precisamos te responder e te alertar é que existem regras para distribuição gratuita de prêmios, mais conhecido como sorteio, e essas são reguladas pela Caixa Econômica Federal, ela possui regulamentos firmes, que quer creia você ou não, caso seu cliente ou empresa seja autuado a coisa fica bem séria. Por exemplo ela não autoriza medicamentos, armas de fogo etc, mas considera mercadorias de produção nacional ou regularmente importadas, títulos da Dívida Pública da União e outros títulos de créditos admitidos pelo ministro da Fazenda e Planejamento, unidades residenciais em zona urbana, situadas no Brasil, viagens de turismo (deverá conter transporte residência/destino/residência, hospedagem e no mínimo uma refeição) e bolsas de estudo válido.

Consulte AQUI todo regulamento.

Bom agora chega o momento de você conhecer as Diretrizes do Instagram é aqui que você depois de ter cumprido as regras da C.E.F terá que ser adequar também ao Instagram, e em determinado momento ele mostra que sabe das regras da C.E.F no Brasil, “a conformidade com as regras e os regulamentos aplicáveis que regem a promoção e todos os prêmios oferecidos (por exemplo, registro e obtenção de aprovações regulamentares necessárias)”, ou seja ele está se isentando caso você queira fazer uma promoção sem registro e que por ventura seja pego.

O primeiro passo é definir o objetivo que pode ser desde colher e-mail ou número de whatsapp como levar visitantes ao seu site. Depois de definir o objetivo, escolha o prêmio, que pode ser produtos seus, serviços ou o que achar mais atrativo de acordo com a persona do seu público. Agora estabeleça as regras, quantidade de vencedores, data de início e término, e como será entregue. Então chega a hora da definição do layout pronto e de fazer a postagem. Depois escolha o app para o sorteio.

Bom pergunta respondida né 🙂 envie já a sua no marketing@blogcomunicando.com.br ou no whatsapp 62 99699-1381

Não deixe de compartilhar nosso post!

Post Autor: Comunicando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *