COMUNICANDO: Cross posting de Stories? Entenda

Quase ninguém usa o Facebook Stories. Sim, ele está lá e algumas pessoas postam algo às vezes, mas nem se compara a febre que é o Instagram Stories, que praticamente derrubou o Snapchat.

Bom, esse cenário pode estar prestes a mudar.

Isso porque agora será possível integrar o Stories do Instagram e do Facebook, através de uma nova funcionalidade de cross posting.

Ou seja, você produzirá conteúdo em uma plataforma e ele irá, automaticamente, para a outra.

Sabemos que a grande barreira para que usemos novos recursos muitas vezes é a quantidade de recursos disponíveis. Acabamos, então, migrando para uma nova funcionalidade e abandonando a outra.

Foi exatamente o que aconteceu com o Snapchat após o lançamento do InstaStories. De fato, os números da funcionalidade do Instagram impressionam, como vemos no gráfico abaixo:

Novos usuários no Instagram Stories desde o lançamento

Fonte: TechCrunch

Com essa integração, isso não será mais necessário. A produção de conteúdo pode ser usada (quando cabível) para ambas as plataformas, dando uma possibilidade de alcance muito maior.

A novidade está sendo testada apenas em Portugal, por enquanto, mas o próprio Facebook já confirmou que isso será disponibilizado para todos os usuários em breve, segundo o TechCrunch. O Facebook também sinalizou que a intenção foi elaborada com a intenção de tornar mais fácil o compartilhamento de momentos entre os usuários.

Como funcionará a integração?

A nova funcionalidade é bem simples de entender e usar. Depois de gravar um Stories, sempre aparecem opções de envio, certo?

Essas opções se restringiam à “Sua história” e outros usuários (sendo que o Insta já dava sugestões baseado em quem você mais interagia).

Agora, além dessas opções, passaremos a ver a opção também de publicar no Facebook Stories. Assim:

Stories cross posting

Fonte: Matt Navarra (Twitter)

O Facebook está cada vez mais concentrado em tornar toda sua família de aplicativos integrada e funcionando em conjunto. Não seria uma surpresa se, daqui algum tempo, os Stories tornarem-se tão integrados à ponto de, em diferentes aplicativos (seja o Instagram, Facebook, Messenger ou WhatsApp) você conseguir assistir o Stories de cada usuário de forma contínua e de onde parou.

Como essa novidade pode ser aplicada em marketing?

A integração é promissora principalmente para os influenciadores digitais, principalmente, que terão seu alcance ampliado nas redes, podendo, inclusive, aumentar sua influência em diferentes ambientes.

O único problema é que essa funcionalidade não estará disponível para empresas. Isso porque, apesar do Instagram Stories já ser amplamente utilizado pelas marcas para divulgar seus produtos e campanhas, o Facebook não permite o uso das Stories por perfis empresariais — apenas figuras públicas e usuários “normais”.

Mas, ao que tudo indica, essa é uma condição temporária. Afinal, cada vez mais os aplicativos de redes sociais estão incentivando a participação e interação de empresas, como foi o caso da verificação de perfis empresariais no WhatsApp.

Por isso, se você não quer deixar sua empresa de fora dessa, recomendo fortemente que esteja atualizado em como fortalecer e divulgar sua marca nas redes sociais.

Post Autor: Comunicando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *