COMUNICANDO: Comunicação na era digital X feed de notícias por Danyla Martins

A era digital já abarcou, boa parte senão todo, o poder de comunicação entre os indivíduos. Fato! Seja pelo notebook, tablet ou na palma da mão com os smartphones, iphone e quaisquer outros aparelhos mobiles com acesso à internet, wi-fi ou também por qualquer outro meio de estar conectado. Não há como negar que esse processo tecnológico e moderno na comunicação facilitou o acesso à informação e também a produção de conteúdo. Não obstante, o usuário, o consumidor e o produtor da informação busca, nessas novas plataformas, o real time ou tempo real.

Novamente caímos na mesma discussão da efemeridade na comunicação. Portanto, outro ponto que merece espaço para debate consiste na forma como os consumidores de informação absorvem esses conteúdos. As redes sociais trouxeram uma nova condição de informação – os feed de notícias. Assim como nos conceitos da modernidade líquida e o real time, essas notícias também passam de forma rápida. É limitada à leitura dos títulos e, talvez, um pouquinho a mais com um resumo bem objetivo. Esse é um cenário, não generalizado, que mostra que os usuários tem pressa e a informação fica limitada e restrita.

Ao passo que a comunicação exige movimento, em contrapartida forma um consumidor intrínseco na cultura digital e promove o imediatismo, a superficialidade e a falta de reflexão. Esse também é um aspecto a ser abordado pelo lado do profissional da comunicação que na busca pelo imediato compromete a informação sem a pesquisa e busca adequada da sua pauta para desenvolver um conteúdo completo.

Hoje temos muitos leitores apenas de feed de notícias, apenas da timeline das redes sociais ou talvez limitados a apenas a superficialidade da informação. A comunicação na era digital não veio para colocar uma barreira no processo de informação, mas para ampliá-la e tornar mais democrática seu acesso seja para sua utilidade particular e pessoal, ou seja para aplicá-la de forma estratégica. Inegavelmente, a era da comunicação digital tende a crescer cada vez mais, trazendo vantagens e desvantagens.

DANYLA

Post Autor: Comunicando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *