COMUNICANDO: avatar redondo e comentário em forma de conversa

Mudanças foram anunciadas hoje pelo Facebook, e a  principal destaque fica por conta dos avatares arredondados – as miniaturas de fotos dos usuários deixaram de ser quadradas, configuração que esteve na rede social por anos. A plataforma social repete uma modificação que o Twitter adotou em junho deste ano.

Designers encarregados do projeto disseram que o novo Facebook para smartphone tenta resolver problemas em três áreas: legibilidade, navegação e exibição dos comentários. Ao longo das próximas semanas, a atualização deve chegar a todos os 2 bilhões de usuários espalhados pelo globo.

Mas você também irá perceber que os posts com links para páginas externas ganharam um fundo cinza. De acordo com a rede social, continua valendo a ideia de que o internauta precisa saber qual é o conteúdo antes de abrir o site em si. Os ícones de “curtir”, “comentar” e “compartilhar” ganharam contornos, e não são mais completamente preenchidos por um tom de cinza. O contraste das cores e a tipografia também foram ajustados.

 Já nos comentários, o Facebook para smartphone passou a mostrar simulações de conversas, como se fosse um aplicativo de chat (WhatsApp ou Apple Mensagens). Os textos dos amigos e contatos são exibidos dentro de balões cinzas. Respostas para os comentários aparecem com uma margem maior à esquerda, para indicar a cronologia das interações.

Outro aplicativo pertencente ao Facebook, o Instagramtambém mudou hoje a forma de exibir comentários. A rede social de fotos passou a mostrar as interações em formato de threads, quando a resposta para um comentário aparece abaixo e mais à direita.

Seção de comentários em uma publicação (Foto: Divulgação / Facebook)

O menu principal do aplicativo, que fica no topo do software, também ganhou ícones em formato de contorno e sem cor sólida. Um botão de “voltar” mais proeminente foi adicionado às publicações, para que os usuários da rede social retornem ao News Feed rapidamente depois de conferirem um texto, foto, GIF ou outro tipo de conteúdo.

Detalhes de postagem no Facebook (Foto: Divulgação / Facebook)

A rede social esclareceu que o novo design será liberado “ao longo das próximas semanas”.

Post Autor: Comunicando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *