COMUNICANDO: A importância dos indicadores chave de desempenho (KPI’s)

Vemos muito as grandes empresas falar de planejamentos estratégicos nos mais diversos espaços de tempo (anual, semestral, trimestral…), porém esta não é uma realidade para a maioria do mercado goiano. O que temos acompanhado no mercado atualmente é uma grande parte das empresas da região seguindo sem nenhum tipo de direção, e quando poucas das vezes há algum tipo de norte, a forma de medir o desempenho não é a ideal.

Uma estratégia de negócios se inicia ao traçar um objetivo claro e bem definido (sabe aquela “Visão” que todas as empresas têm, mas ninguém leva a sério? Pode começar por aí), a partir daí traçar um plano de ação para alcançar este objetivo e tão importante quanto, a execução deste plano.

Quando eu estipulo um objetivo para minha empresa, eu devo direcionar todos os meus esforços para atingi-lo, quer um exemplo?

Visão: “Ser líder de vendas de automóveis usados na cidade de Goiânia até 2020” (Lembrando que a visão deve ser um objetivo SMART).

Todas as pessoas envolvidas devem conhecer a fundo e entender a importância deste planejamento. Agora devemos estipular quais serão os indicadores de cada departamento para que possamos acompanhar se o plano está sendo cumprido. Para elaboração de um bom KPI ele deve responder as seguintes perguntas:

  • Qual é a meta?
  • Qual a fonte da medição?
  • Qual o período da medição?
  • Para quem?
  • Qual a periodicidade da atualização?

Vamos ao Exemplo?

Para me tornar líder de vendas de veículos usados em Goiânia até 2020 eu tenho que vender uma quantidade de 50 veículos por mês.

  • Qual é a meta?
    • 50 veículos por mês.
  • Qual a fonte da medição?
    • Medir através do Volume Total de Vendas em Unidades através de nossa planilha de vendas.
  • Qual o período da medição?
    • Serão consideradas as vendas realizadas e finalizadas no mês atual.
  • Para quem?
    • Esse KPI estará disponível para a equipe de vendas.
  • Qual a periodicidade da atualização?
    • Diária

Lembrando que outros KPI’s irão surgir a partir desta meta, como quantos leads a equipe de marketing deve gerar para que sejam convertidas 50 vendas no mês dentre outros.

Esses KPI’s devem ser monitorados e através deles você saberá se está no caminho certo ou não para atingir seu objetivo principal. Portanto, vamos ao trabalho, reúna sua equipe, trace seu objetivo, elabore seu plano de ação, defina quais indicadores irão te orientar e abra isso para sua equipe e oriente-os ao sucesso.

 

Post Autor: Comunicando

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