COMUNICANDO: 14 de fevereiro Dia de São Valentim por Luciana Gomides

As origens e onde é comemorado o Valentine’s Day

No dia 14 de fevereiro, o Dia dos Namorados é comemorado em diversos países, como os Estados Unidos. A data relembra o aniversário de morte de São Valentim, mártir cristão que provavelmente viveu durante o século III, época em que o imperador romano Claudio II proibira os casamentos, na intenção de formar exércitos mais fortes por acreditar que os homens solteiros e sem responsabilidades familiares eram melhores combatentes. Valentim se opôs a essa decisão, continuando a celebrar casamentos às escondidas.


Ao ser descoberto, Valentim acabou preso e condenado à morte. Durante o tempo de carceragem, recebia flores e bilhetes de quem acreditava no amor. Dentre essas manifestações estava a de Austerius, filha cega de um dos carcereiros, que a deu permissão para visitar Valentim. Os dois se apaixonaram e mantiveram um romance secreto. Antes de sua execução, o religioso escreveu uma carta para a moça, assinando em que assinou “do seu Valentim”, criando aquilo que se tornaria o primeiro cartão de dia dos namorados.

Valentim foi escolhido como o símbolo dos apaixonados pelo Papa Gelásio I, em 496. Porém, há algumas incertezas quanto à saga do mártir já que constam, ao menos, três religiosos de mesmo nome, sendo dois sepultados em Roma e o terceiro, na África. No entanto, a data continua sendo celebrada como o Dia dos Namorados em vários países, como vemos a seguir.

 

ESTADOS UNIDOS

eua

Acredita-se que as primeiras mensagens à mão trocadas entre os americanos surgiram no início da década de 1700. Em meados de 1840, Esther A. Howland começou a vender cartões feitos com rendas, laços e imagens coloridas, fazendo –a ser conhecida como a “mãe dos cartões de São Valentim”.

O país tem uma tradição arraigada do Dia dos Namorados, data em que as lojas são abastecidas de cartões, flores e chocolates. Anualmente, são 18 milhões de dólares gastos em presentes não só entre casais mas, familiares e amigos como formas de demonstração de carinho.

 

PERU

Devido às celebrações de outra data, o Carnaval, a maior parte dos peruanos estão de férias, então, têm tempo de sobra para organizar o Dia dos Namorados. Ao invés de rosas, são trocadas orquídeas, flor nativa do país. A data bate recorde em pedidos de casamento gerando, até mesmo, casamentos coletivos para comportar a todos!

 

REINO UNIDO

reuno unido

Também são campeões de venda chocolates e cartões, mas, costuma-se trocar presentes simples, como chaves e fechaduras no formato de coração. Na Inglaterra, crianças cantam e recebem presentes dos pais, como doces e balas de frutas. Entre os casais, não é muito diferente do Brasil: saem à noite para jantar, de preferência à luz de velas.

 

JAPÃO E CORÉIA DO SUL

Lá, a data é comemorada desde 1936. Seguindo as tradições japonesas, as mulheres declaram seu amor aos companheiros, entregando a eles chocolates. Um mês depois, é a vez de os homens retribuírem o carinho no Dia Branco, quando oferecem às amadas bolos, doces e flores.

 

ITÁLIA

italia

Como não poderia deixar de ser, os italianos comemoram o Dia de São Valentim com banquetes, onde trocam presentes, flores, cartões e chocolates.

 

FINLANDIA

finlandia

 

Para quem está só, a Finlândia é o lugar! Por lá, a data é chamada de Dia dos Amigos e ninguém fica de fora das festividades. A flor oficial é a rosa cor-de-rosa e é comum a troca de lembrancinhas, cartões e doces.

luciana gomides

Post Autor: Comunicando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *