COMUNICANDO: 10 fatos que (Quase) ninguém sabia sobre o café pelo mundo por Luciana Gomides

Você colocaria alho picado no seu café?   Ou prefere ele enlatado? No Oriente, tem quem goste

O café é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo mas, nem todos os países têm o mesmo hábito na hora consumi-lo. Pegue sua xicara de café e viaje com a gente por dez regiões e como elas tomam seu “pretinho básico”.

1 – A terra do Tio Sam e a revolução do café

cafe2De antigos consumidores do “café aguado” para apreciadores inspirados nos hábitos europeus. O país concentra hoje o maior número de coffee shop do planeta, com menus recheados de drinques feitos à base de café com caldas de caramelo, frutas e creme. Algumas lojas, inclusive, se tornaram verdadeiras grifes cafeeiras – quem nunca sonhou com aquele famoso copinho do Starbucks?

 

 

 

2 – Japão e seu café enlatado

cafe3O ritmo frenético da terra do sol nascente se reflete até mesmo em como o café é consumido, principalmente entre os mais jovens. O café gelado em lata (sim, em lata), tornou-se muito conveniente, sendo comercializado em máquinas como as de refrigerante. Outra febre é a do café orgânico, muito consumido entre os japoneses

 

 

3 – Itália e seu sofisticado “espresso”

cade4Claro que o café italiano não seria um simples café preto. Os inventores da máquina de café expresso também criaram a “Latte Art” que, nada mais é do que aquela técnica barista de fazer desenhos sobre os cafés. Além disso, os italianos têm diferentes formas de pedir o cafezinho – “lungo”, “shakeratto”,”macchiatto”….

 

 

 

4 – Os chás cedendo espaço para o café na China

A cultura do café vem, gradualmente, ocupando o espaço do hábito milenar do consumo de chá na China. Mas, como ainda não estão acostumados com o sabor expressivo da bebida, os chineses a preferem mais “melada”, misturada a caramelo ou acompanhamentos em calda.

5 – As especiarias árabes

cafe4]Como não poderia deixar de ser, os árabes acrescentam especiarias para dar um gosto peculiar ao café. Além do sabor, cada especiaria traz um significado especial à bebida. Por exemplo: a adição do cardamomo é sinal de hospitalidade

 

 

 

 

 

6 – A herança etíope

Terra que deu origem ao café, a Etiópia mantém uma antiga tradição no preparo da bebida. Primeiro, as folhas são colhidas, secas e mergulhadas em água quente, como em um chá. Daí, são misturados mel e leite, além de condimentos que dão um toque final. Tudo isso porque, para os etíopes, o ato de “beber café” é um ritual para trazer paz de espírito

7 – O café grego

O apreço pelo café tem raízes históricas na Grécia, que receberam o “ibrik” como herança da invasão otomana. Trata-se de uma espécie de cafeteira sem tampa, feita de cobre ou latão. E o conhecido “café a grega” é a mistura de café moído – bem moido , água e açucar, levados ao fogo no ibrik e fervidos por três vezes. 

8 – Timor Leste e seu café torrado

Aqui, a tradição manda que os grãos do café sejam torrados em uma panela, moídos com socador e peneirado. O café é colocado em uma chaleira e, só depois, é acrescentada a água fervente. Após mexida, a mistura fica em descanso por cinco minutos e, só depois, pode ser consumida.

9 – As cafeterias

cafe5

As primeiras cafeterias surgiram em Meca e eram chamadas de “Kaveh Kanes”. Elas eram centros religiosos para reza e meditação, já que a religião muçulmana proibe o consumo de qualquer bebida alcoólica. Após a difusão da bebida por Constantinopla, Síria e regiões próximas, as cafeterias também se espalharam e se tornaram pontos de encontro de grandes comerciantes para reuniões de negócio ou lazer

10 – O famoso café colombiano

cafe10

Considerado como o melhor café do mundo, o Juan Valdez tem esse nome devido ao personagem criado em 1959, em referência às mais de 500mil famílias colombianas. Hoje, as lojas do Juan Valdez Café são espalhadas pela Colômbia, Estados Unidos, Espanha, Chile e Equador, e seguem a linha da Starbucks americana, motivo pelo qual são conhecidas como a versão latina da boutique.

 

 

 

 

luciana gomides

Post Autor: Comunicando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *