Exemplo De Instant Article 1

No primeiro post da série começamos a contar sobre uma valiosa ferramenta do Facebook, o Instant Article, e ontem contamos as vantagens e os porquês de utilizar, e hoje vamos mostrar como usar em seu favor, então veja aí esse tutorial:

1. Cadastre a fanpage no Instant Articles

Acesse o link https://www.facebook.com/instant_articles/signup para fazer a sua inscrição.

Nesta etapa, você vai selecionar qual página deseja usar para acessar as ferramentas de Instant Articles.

facebook instant articles

Depois de feito o cadastro, é o momento de começar a criar os artigos e prepará-los para a análise do Facebook.

Automaticamente, você será direcionado para essa página, que contém todos os links e informações sobre os próximos passos (mas, calma, vamos falar aqui também como fazer):

facebook instant articles

2. Conecte seu site

Você vai precisar autorizar seu site para começar a importar Instant Articles. Isso pode ser feito de forma manual ou com um plugin de WordPress.

Na primeira opção, será necessário adicionar a metatag que está indicada na sua página de configuração do Instant Article à tag <head> no código HTML do seu site.

Para fazer a conexão com o WordPress, é necessário que você baixe e instale um plugin em seu blog. No passo 4 há detalhes sobre isso.

Siga os próximos passos:

  • insira a URL do seu site no campo indicado e clique em “reivindicar URL”;
  • conecte o feed RSS de produção e de desenvolvimento. Geralmente, esse endereço é seusite.com/?feed=instant_articles.

3. Crie modelos de estilo

Personalize a aparência e a experiência dos seus artigos com o Editor de Estilos.

Você pode personalizar o modelo de estilo dos Instant Articles para que eles reflitam a aparência da sua marca.

A ferramenta é fácil de usar e há várias recomendações e dicas do próprio Facebook no link https://developers.facebook.com/docs/instant-articles/design/creating-styles.

4. Crie os primeiro artigos com o plugin Instant Articles do WordPress

Agora é o momento que você vai precisar formatar os artigos e importá-los usando API, RSS ou plugin do WordPress.

O que vou recomendar aqui é o plugin, que é a forma mais simples e rápida:

1. Para começar, baixe o plugin no link https://br.wordpress.org/plugins/allfacebook-instant-articles/ e instale em seu WordPress. Esse é o plugin que utilizamos no blog da RD e tem funcionado muito bem;

2. Com o plugin instalado, insira o número de identificação da sua página do Facebook. Esse número você encontra na seção “Conecte seu site” da tela de configuração do Instant Articles.

facebook instant articles plugin

3. Insira seu código do Google Analytics no campo Google Tracking ID do plugin. Dessa forma você vai conseguir mensurar os resultados do Instant Articles.

facebook instant articles plugin do wordpress e google analytics

4. Pronto! Pode passar para a próxima fase, que é…

5. Envie os artigos para análise

Depois de criado ou importado os seus primeiros artigos, é preciso enviá-los para uma análise.

O Facebook exige uma pequena amostra para averiguar se os artigos estão configurados corretamente. Sempre confira se eles estão corretos antes do envio para evitar o retrabalho.

Alguns dos erros mais comuns são ausência de logo e ausência de legendas em imagens.

Você será avisado caso o Facebook encontre outros erros e os seus artigos precisem de algumas modificações para serem aprovados. A análise demora entre 3 e 5 dias úteis.

6. Comece a publicar

Se os artigos não forem aprovados, você precisará alterá-los e enviar de novo para a análise até que sejam aceitos.

Mas, depois de aprovados, você está apto a usar o Instant Articles. Com as configurações certas, os posts serão importados para o Facebook e publicados no novo formato.

Importante: ao menos quando implementamos o Instant Articles no blog da RD, isso só valeu para posts novos, publicados após a instalação do plugin, ou para posts atualizados.

Ou seja, se você entrar no WordPress e atualizar qualquer informação de um post, ele será importado e transformado em Instant Article.

Os Instant Articles serão publicados automaticamente na fanpage do Facebook?

Automaticamente não, mas toda vez que você publicar um artigo em sua fanpage, os usuários que estiverem conectados no Facebook por um aplicativo móvel vão visualizar o conteúdo no formato Instant Article.

Portanto, a ferramenta não publica de forma automática, mas transforma os posts nesse formato quando o link for publicado.

Como analisar os resultados dos Instant Articles no Google Analytics

Uma dúvida muito comum de quem pensa em instalar o Instant Articles é a análise. Consigo ter a mesma profundidade de análise do que os posts normais? Perco dados pelo fato de que esse formato não leva os usuários para o meu site e sim os deixa no Facebook?

Com a configuração correta do plugin citado acima, é possível analisar sim todo o tráfego dos Instant Articles em seu site no Google Analytics.

Há uma forma bem simples de fazer isso.

Para saber quanto do seu tráfego tem origem nos Instant Articles, siga o caminho Aquisição -> Todo o tráfego -> Origem/mídia. Preste atenção na origem “Instant Article”.

Clique nessa origem e na próxima tela selecione a dimensão secundária “página de destino”. O relatório vai ser desdobrado e mostrará os resultados por páginas de seu site.

Instant Article - Google Analytics

 

A Mídia Digital está em alta no mercado e só tem a crescer pois é o futuro, e estamos em um momento de grande oportunidades, o curso de Formação em Marketing Digital – Gestão de Mídia, saiba que o nosso curso é certificado com 25h e ensina na prática!

A Formação em Marketing Digital – Gestão em Mídia é um curso prático onde você irá aprender todas as táticas de criação de anúncios, gerenciamento, acompanhamento, métricas, mensuração, análise e avaliação de:

Pode conferir mais acessando esse link http://bit.ly/2vRB5Cy

Facebook Ads

Instagram Ads

Twitter Ads

LinkedIn Ads

Google Adwords / YouTube Adwords

Waze Ads

E ainda levará como bônus o conhecimento em novas tendências em nova mídias digitais.

A quem se destina

  • Estudantes das áreas de marketing, publicidade, jornalismo e comunicação;
  • Profissionais de marketing e publicidade;
  • Gestores e empreendedores que já atuam na Internet mas que desejam se aperfeiçoar.

PARA MAIORES INFORMAÇÕES:

(62) 99699-1381 / 98257-1343 ou contato@comunicando.net.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *