Inbound Marketing: Persona, o que é, porque ter e como criar

Recentemente começamos a caminhada sobre o Inbound Marketing,então vamos prosseguir e vamos falar sobre a Persona, que é uma parte fundamental da construção do Inbound. E se me permite dizer, PERSONA é a base de todo o mix de marketing digital, seja do tradicional, seja do digital.

O que é Persona?

(Clique na imagem acima e continue a descobrir o mundo da Persona)

Qual a diferença entre persona e o público-alvo?

Confira um exemplo de Público-alvo

Homens, de 18 a 24 anos, solteiros, universitários de jornalismo, com uma renda mensal na casa dos R$ 1.000. Buscam fazer uma carreira e gostam de viajar e se divertir em bares, boates e casas de shows.

Confira um exemplo de Persona

Conseguiu perceber a diferença? O público-alvo é uma maneira geral de definir seus potenciais clientes, pessoas que provavelmente terão interesse em adquirir seus produtos ou serviços.

Para que ela serve?

A PERSONA serve mesmo para fazer com que a comunicação do seu negócio se torne mais humana e exclusiva. Ela reflete parte do perfil da marca, através do tom utilizado na comunicação, que aparece na abordagem da marca nas redes sociais e também pela forma como a marca interage com o seu público.São um tipo de modelo, de guia, para os Inbounders possam utilizar para trabalhar a jornada do consumidor. A persona humaniza a comunicação. É a persona que vai ajudar na linguagem dos blog posts e redes sociais, nos conteúdos que devem ser produzidos, palavras – chaves, e-mail marketing e muito mais.

Posso ter mais de uma persona?

Sim, porém não existe um número mínimo, ou máximo, mas o ideal é não ultrapassar 10 personas .

Como posso criar a minha persona?

Parece realmente que tudo na vida tem uma jornada, digamos um passo-a-passo, e para a criação da persona é basicamente: pesquisa, análise e criação.

Primeiramente, devemos analisar alguns pontos essenciais da marca, como sua missão, visão e valores, já que a persona deve, de algum modo, ser uma reflexão destes. Somente com essa pesquisa é que seremos capazes de começar a projetar essas características como pertencentes a uma pessoa real, formando assim sua personalidade e fazendo com que ela se torne a imagem da sua empresa.

 

Depois de realizar uma pesquisa, agora você tem dados para lhe ajudar a definir seus potenciais clientes e criar suas personas. Analise os dados e encontra as semelhanças entre os perfis, depois elabore uma persona com base nas informações.

Como você viu no exemplo acima, vale a pena criar um nome para a persona, apesar de ser um personagem fictício, também é importante para definir melhor seu alvo. É importante que toda a empresa e principalmente os funcionários da área de marketing estejam por dentro de todas as informações de sua persona.

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Continua acompanhando que ainda falta muita coisa para falar sobre Inbound.

curso formação em Inbound marketing é um treinamento prático em divulgação através de mídias online. Esse curso oferece uma visão estratégica do marketing digital capacitando o participante para a elaboração de uma campanha de marketing de conteúdo de sucesso nas plataformas adequadas da Internet. Você também estará capacitado a avaliar o desempenho de campanhas de marketing digital e como reorientá-las para gerar resultados ainda melhores.

Na formação em Inbound marketing, temas e ferramentas como marketing de conteúdo, marketing de busca, links patrocinados, e-mail marketing, web análise, Google Analytics, comparadores de preços e redes sociais, são apresentados e explicados em detalhes.

Este é um curso completo de formação em  inbound marketing  e suas ferramentas, que habilitará seus participantes a elaboração e acompanhamento de campanhas de marketing online e gerenciamento de resultados.

 Objetivos do curso (o que você irá aprender):

  • Entender as mudanças de comportamento e os fundamentos do Inbound Marketing (que é a atração de clientes por meio do relacionamento e informação, e assim conversão em vendas reais)
  • Aprender a criar a Jornada do Consumidor e como converter visitantes do site em leads(clientes)
  • Aprender como fazer um planejamento estratégico de Inbound Marketing
  • Definir campanhas e planejar um workflow (a agenda do fluxo de trabalho) para a geração de leads (clientes)

Duração do curso:

curso de Inbound Marketing tem carga horária total de  36 horas

Público alvo do curso de Inbound Marketing:

  • Gerentes de Marketing
  • Gerentes de E­Commerce
  • Agências de marketing digital
  • Social Media
  • Analista de Marketing Digital
  • Profissionais da área de comunicação social que desejam ingressar na área de Marketing Digital
  • Estudantes de comunicação social a partir de 3º período

CONTEÚDO E OBJETIVOS

Com uma carga horária de 36 horas os principais assuntos abordados são:

  • Estratégia de Inbound
  • Otimização de Sites
  • Importância dos Blogs
  • A força das Mídias Sociais
  • Produção de conteúdo relevante com objetivo de venda
  • A função das Landing Pages
  • Funil de conversão
  • Processo de vendas
  • E-mail Marketing
  • Fidelização de clientes

OBSERVAÇÕES: É necessário levar notebook para aulas.

Para maiores informações fale já com nosso time via whatsapp (62) 98257-1343 ou 99699-1381, se preferir via e-mail contato@comunicando.net.br

Post Author: Kamila Mendonça

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