Mkt 600×400

Todo mundo sabe que é infinitamente mais caro conquistar do reter um cliente, além disso a sua reputação como empresa será melhor agindo dessa forma, e para isso nada melhor que o Marketing de Relacionamento:

O marketing de relacionamento

Trata-se de ações realizadas pela empresa com o objetivo de manter o cliente próximo. Diante da concorrência, que oferece os mesmos produtos a preços equivalentes, é necessário se destacar na memória das pessoas. Além disso, um cliente fidelizado também realiza o famoso “boca a boca”, criando uma boa reputação da sua empresa e alavancando seu negócio.

O marketing de relacionamento promove essa ligação afetiva, por meio de algumas estratégias que veremos ao longo do texto. Antes, é importante lembrar que para realizar um bom planejamento, é necessário conhecer muito bem sua base de clientes, seus gostos e necessidades. Você pode obter essas informações por um software para gestão comercial, pesquisas de satisfação, entre outras ações.

Identifique quais são aqueles que fazem negócio com mais frequência e que fazem diferença no seu faturamento e monte uma estratégia diferenciada. Esses clientes precisam de um acompanhamento mais personalizado e próximo, para que essa relação seja duradoura e sempre vantajosa.

Estratégias utilizadas pelo marketing de relacionamento

Confira algumas das estratégias de marketing de relacionamento mais utilizadas e como aplicá-las em seu negócio:

Atendimento de qualidade

Pode parecer óbvio, mas é sempre bom lembrar como um bom atendimento é essencial para fidelizar o cliente. De acordo com uma pesquisa realizada pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, 61% das pessoas afirmam que receber um bom atendimento é mais importante do que o valor ou qualidade do produto. Por isso, invista nos canais de contato e na capacitação do seu time.

Fidelização

A fidelização depende de esforços diários para ajudar seu cliente a ter aquilo que ele busca

Programas de fidelidade

Essa estratégia pode garantir um bom retorno. Para iniciar o planejamento, é preciso pensar em alguns pontos importantes: o tipo de premiação, as regras de funcionamento, pontuação, software para acompanhamento do programa etc. Um programa de fidelidade atrativo deve ser de fácil entendimento, utilização e oferecer prêmios que sejam de interesse do cliente.

Interações em redes sociais

Criar perfis nas redes sociais, postar conteúdo regularmente e estimular a interação são ações fundamentais para conquistar o cliente que vive conectado e trocando informações a todo o momento. Já falamos aqui no blogsobre a importância do Marketing Digital para o seu negócio, confira abaixo mais dicas para aplicar em seu dia a dia:

  • Faça, no mínimo, um post por dia;
  • Responda às dúvidas na própria rede social, não peça para o cliente enviar e-mail ou ligar (se for um assunto particular, responda por inbox);
  • Crie enquetes ou faça perguntas, para criar interação;
  • Publique vídeos.
Lembrança de aniversário

Mande um e-mail simpático no aniversário, cumprimentando seu cliente ou até mesmo oferecendo um desconto no dia. Tem uma grande carteira de clientes e acha que não vai lembrar do aniversário de todos eles? Deixe de se preocupar com isso! Seu sistema de gestão comercial pode avisá-lo de todas as datas importantes e ações que devem ser realizadas diariamente.

Veja na prática como funciona o lembrete de tarefas do Agendor!

Sistema de CRM Gratuito Agendor

O Agendor é um sistema de CRM gratuito que ajuda dezenas de milhares de vendedores a organizar e aumentar as vendas diariamente.

Baseado nos gostos e últimas buscas dos clientes, envie um e-mail marketing com as promoções da semana, destacando o momento de fazer mais um ótimo bom negócio.

A empresa

De acordo com especialistas, o serviço de streaming faturou 1,1 bilhão no Brasil em 2015

Netflix e o sucesso no marketing de relacionamento

Quando falamos dessa estratégia de marketing de relacionamento, é impossível não lembrar da Netflix, o serviço de streaming que hoje conta com 75 milhões de usuários em mais de 130 países.

É comum encontrar nas redes sociais depoimentos de pessoas que foram bem atendidas quando precisaram entrar em contato no SAC. Além disso, seus posts, vídeos e ações de marketing em diversos canais sempre repercutem de forma positiva.

A empresa não divulga números oficiais, mas de acordo com especialistas do mercado, o serviço de streaming faturou 1,1 bilhão no Brasil em 2015. É um exemplo a ser seguido pelas empresas que desejam criar uma marca que fique gravada na memória das pessoas.

O marketing de relacionamento pode ajudar seu negócio a ter uma base de clientes satisfeitos e, consequentemente, atrair novas vendas.

Nesse artigo, você conferiu algumas estratégias para conseguir um ótimo resultado. Tem alguma outra dica que acha importante? Deixe o seu comentário!

Resultado de imagem para curso inbound marketing

curso formação em Inbound marketing é um treinamento prático em divulgação através de mídias online. Esse curso oferece uma visão estratégica do marketing digital capacitando o participante para a elaboração de uma campanha de marketing de conteúdo de sucesso nas plataformas adequadas da Internet. Você também estará capacitado a avaliar o desempenho de campanhas de marketing digital e como reorientá-las para gerar resultados ainda melhores.

Na formação em Inbound marketing, temas e ferramentas como marketing de conteúdo, marketing de busca, links patrocinados, e-mail marketing, web análise, Google Analytics, comparadores de preços e redes sociais, são apresentados e explicados em detalhes.

Este é um curso completo de formação em  inbound marketing  e suas ferramentas, que habilitará seus participantes a elaboração e acompanhamento de campanhas de marketing online e gerenciamento de resultados.

 Objetivos do curso (o que você irá aprender):

  • Entender as mudanças de comportamento e os fundamentos do Inbound Marketing (que é a atração de clientes por meio do relacionamento e informação, e assim conversão em vendas reais)
  • Aprender a criar a Jornada do Consumidor e como converter visitantes do site em leads(clientes)
  • Aprender como fazer um planejamento estratégico de Inbound Marketing
    ● Definir campanhas e planejar um workflow (a agenda do fluxo de trabalho) para a geração de leads (clientes)

Duração do curso:

curso de Inbound Marketing tem carga horária total de 24 horas

Público alvo do curso de Inbound Marketing:

  • Gerentes de Marketing
  • Gerentes de E­Commerce
  • Agências de marketing digital
  • Social Media
  • Analista de Marketing Digital
  • Profissionais da área de comunicação social que desejam ingressar na área de Marketing Digital
  • Estudantes de comunicação social a partir de 3º período

CONTEÚDO E OBJETIVOS

Com uma carga horária de 24 horas os principais assuntos abordados são:

  • Estratégia de Inbound
  • Otimização de Sites
  • Importância dos Blogs
  • A força das Mídias Sociais
  • Produção de conteúdo relevante com objetivo de venda
  • A função das Landing Pages
  • Funil de conversão
  • Processo de vendas
  • E-mail Marketing
  • Fidelização de clientes

 

OBSERVAÇÕES: É necessário levar notebook para aulas.

O curso irá acontecer por três sábados das 08:30 às 18:00 é prioritário estar com notebook em todos!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *