Funil de vendas: entenda tudo sobre esse assunto

Ele que mostra na prática a jornada do consumidor, do primeiro contato com a empresa até a concretização da venda, ou seja, ele representa o caminho que o cliente faz até fechar a compra. Esse é um processo que consiste em conduzir ou acompanhar o consumidor a partir do momento em que ele toma conhecimento de uma solução vendida pela empresa até o fechamento do negócio.

Quais os benefícios de um funil de vendas? São a previsibilidade de resultados, a maior produtividade, a otimização da gestão, melhor aproveitamento das oportunidades, ter respostas para o desenvolvimento dos produtos.

 O topo (ToFu) é conhecido como a etapa da consciência, pois até aqui a pessoa era indiferente à sua própria necessidade ou problema. Forneça materiais que ajudem seu visitante a diagnosticar o problema e compreendê-lo por completo! Assim, qualquer dúvida que ele tenha sobre o assunto, procurará você. Nessa etapa geralmente estamos lidando com visitantes, pessoas que chegaram até o seu site de alguma forma, mas sobre as quais você ainda não tem nenhuma informação.

Conteúdos topo de funil: posts de blog, infográficos, podcasts, newsletters, postagens em mídias sociais.

A passagem da primeira etapa para a segunda é o reconhecimento do problema. O visitante já leu bastante sobre o assunto e admitiu que realmente tem uma demanda. Agora, ele busca por maneiras de saná-la e é seu papel apresentar dicas e técnicas que possam ajudá-lo. Como ele não sabe bem como resolver seu problema, ele considera várias soluções, inclusive a compra de um serviço. Porém, tem dúvidas se essa é realmente a opção correta para seu caso. Se você se mostra solicito a informa-lo e não somente vender para ele a todo custo, você estabelece uma relação de confiança que será benéfica quando o lead já estiver qualificado e puder passar para a próxima etapa.

Conteúdos meio de funil: posts de blog, e-book.

Na última etapa, o fundo do funil (BoFu) estamos lidando com leads qualificados – que passaram por todo o processo de educação e que o Marketing classificou como prontas para receberem o contato de um vendedor. É o momento de dar aquele empurrãozinho e mostrar que você é o parceiro certo para ela!

Conteúdos fundo de funil: cases de sucesso, webinars e demos,

Vamos incluir aqui uma quarta etapa: a pós-venda. Essa etapa é focada em fidelizar o novo cliente e transformá-lo em um promotor da sua marca.

Cada camada do funil é imprescindível para fechar a venda e, por isso, as informações têm que satisfazer cada lead que estiver no funil.

 Ou seja, para entender melhor o funil de marketing digital é dividido da seguinte forma:

Tráfego (topo) – O início do funil está na atração do tráfego. Como atrair o cliente para a sua página na internet?

Visitantes (topo) – Nessa fase o objetivo é converter esses visitantes em leads, após atraí-los de alguma forma estratégica.

Leads (meio) – Agora que você já tem um cliente em potencial, é preciso criar algum tipo de relacionamento com ele para que ele possa virar um cliente real, é o momento de converter esse lead em um cliente.

Oportunidades (meio) – Você vende a solução, sendo assim é a sua oportunidade como marca de mostrar seu valor a esse cliente em potencial.

Clientes (fundo) – Quando ele efetiva a compra um dos objetivos do funil de marketing digital é alcançado.

Se você quiser compreender tudo sobre esse assunto, e claro como aplicá-lo em seu planejamento e estratégias de marketing digital, venha ser um SMAP – Social Media de Alta Performance.

Post Autor: Comunicando

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