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Se você é um e-commerce ou um site que de alguma forma depende de venda de produtos ou de assinaturas com certeza você sabe que e-mail marketing é o canal mais efetivo para isso.

Quando você conversa com seus usuários por e-mail você possui extrema flexibilidade de comunicação, além de ter certeza se a sua mensagem impactou seu usuário ou não, diferente do que vemos em mídias sociais hoje em dia.

Selecionamos 2 das mais utilizadas plataformas de e-mail marketing no Brasil e fizemos uma análise completa delas.

Foi fundada por Tom Kulzer em 1998 com o objetivo de fazer o e-mail marketing algo mais simples e lucrativo para pequenos negócios. Desde então a empresa cresceu até ser uma das principais plataformas de e-mail marketing para pequenos negócios, blogueiros e empreendedores digitais ao redor do mundo. Apesar de não possuir uma versão em português a AWeber se tornou uma ferramenta muito popular no Brasil.

PONTOS POSITIVOS DA AWEBER

1 – Criação de conta

O cadastro na AWeber é direto e rápido. Entre no site, clique no botão para iniciar seu período de trial, ofereça algumas informações básicas e pronto.

2 – Começando

Após ter complicado a criação da sua conta você está pronto para começar. A AWeber possui alguns bons e rápidos vídeos para te dar uma visão geral do segmento e também possui vídeos explicando sobre as funcionalidades dos seus recursos.

3 – Interface

A interface da plataforma é bastante simples, mas apesar disso bastante intuitiva e funcional. Existe um menu de todo que funciona bem e está disponível em todas as páginas.

4 – Tipos de mensagem

Apesar dos nomes não serem intuitivos a AWeber possui 5 tipos diferentes de mensagem. Todas elas são acessíveis através do menu de topo na sessão “Messages”.

  • Drafts: É a sessão de rascunho que vai conter o seu e-mail atual e também outros arquivos que você não tenha finalizado a criação.
  • Legacy follow up series: São campanhas enviadas no geral assim que o usuário se cadastra na sua base de e-mail. Por exemplo, você pode querer que assim que um usuário se cadastrou na sua lista de e-mail marketing ele receba um e-mail apresentando sua empresa e com algumas dicas de como utilizar sua plataforma. Um formato super simples e básico de automatização.
  • Broadcast: São mensagens pontuais que você irá enviar. Provavelmente vai ser a maioria das suas comunicações. Um e-mail sobre uma campanha de Natal, uma super oferta da sua loja virtual ou qualquer outra mensagem que seja enviada pontualmente.
  • Blog Broadcast: É um formato que converte automaticamente as postagens do seu blog em e-mail através de um feed RSS. Hoje em dia soluções RSS não são tão utilizadas, mas blogueiros menores costumam achar esse recurso interessante.
  • Campaigns (Beta): É o recurso de automatização de campanhas da AWeber, porém ainda em fase beta.

5 – Criação de e-mails

Você possui 3 maneiras diferentes de criar um e-mail: drag and drop, texto ou editor HTML. A interface drag and drop permite que você trabalhe seu conteúdo através de blocos independentes para você conseguir criar o template mais adequado para sua mensagem. O formato plain text é extremamente simples e basicamente você utiliza esse formato quando quer enviar apenas um texto sem imagens ou uma formatação específica. O formato de HTML é para usuários mais avançados e que dominam um pouco de progração.

PONTOS NEGATIVOS DA AWEBER

1 – Envio de mensagens

Depois de ter criado sua mensagem adequadamente você pode basicamente enviar um e-mail teste ou agendar um envio broadcast.

As 3 opções de configurações exibidas são claras, porém limitadas. Por exemplo, na segunda opção onde você deve definir quem receberá a mensagem. Essa opção é essencial, mas demasiadamente simples na AWeber. Talvez uma interface melhor, mas principalmente a possibilidade de realizar testes A/B seria essencial.

A função de teste AB até existe na plataforma, mas é limitado e bastante difícil de encontrar. Com isso você acaba deixando de lado a realização de testes para melhorar seus results e que podem ser vitais no longo prazo. Você poderia dividir sua base em 2 e enviar para metade dela com um título e metade com outro.

A opção de “When should this message be sent” ou “Quando essa mensagem deveria ser enviada” também poderia ser mais completa. O envio de e-mails acontece para apenas um fuso-horário. Então por exemplo, se você agendar um e-mail para ser enviado às 8 manhã no Brasil algum dos seus assinantes que moram na Califórnia recebiam o e-mail quase que de madrugada.
Resumidamente, o processo de envio de um e-mail ainda é um pouco limitado na AWeber.

2 – Contagem de assinantes

Você tem de tomar cuidado quando estiver gerenciando o status dos seus assinantes. Apesar deles não estarem mais recebendo e-mails eles ainda podem estar sendo contabilizados na sua contagem de assinantes e consequentemente influenciar no custo da sua conta na AWeber.

  • Um mesmo assinante em mais de uma lista vai ser contado 2 vezes.
  • Assinantes em listas desativadas ainda vão contar no seu número de assinantes.
  • E-mails descadastrados (unsubscribed) contam como parte do seu número de assinantes.

 

3 – Preço

Ao começar na AWeber você vai ter direito a 30 dias de trial limitado a 500 assinantes. Se você fizer um contrato trimestral terá 16.33% de desconto e se fizer um contrato anual terá 17.65%.

O preço é baseado no número de assinantes, mas vale lembrar o ponto citado logo acima sobre a cotagem de assinantes na sua conta.

Ao final do artigo você pode encontrar um comparativo de preços da AWeber com a GetResponse.

Fundada em 1998 por Simon Grabowski a GetResponse atualmente atende mais de 350.000 clientes em 182 países e está disponível em 21 idiomas, inclusive português (muito importante para quem não possui domínio do idioma já que existem vários termos técnicos).

PONTOS FORTES DA GETRESPONSE

1 – Cadastro super simples

O signup é extremamente simples, inclusive mais simples que da AWeber. Você não precisa se preocupar em criar uma conta de teste na GetResponse, esquecer de cancelar e ser cancelado dentro de alguns dias já que eles não te pedem seu cartão de crédito.

2 – Criação de e-mails

A GetResponse oferece 2 formatos para criação de e-mails: drag and drop e código HTML.

Independente da opção que você selecionar você terá de definir o título da mensagem e o remetente. Ao longo do processo de envio do e-mail a GetResponse apresenta uma série de recursos que são bastante diferenciados e serão abordados mais a baixo.

Dentro da plataforma você também solicitar um novo template para o time da GetResponse.

Na parte de criação de e-mails com a ferramenta drag-and-drop você terá a disposição uma infinidade de templates organizados todos por temas. Ou seja, você pode procurar templates relacionados a educação, esporte, aniversário e outras coisas.

Todos os templates oferecidos pela GetResponse são de qualidade muito boa, responsivos (ou seja, se adaptam para a leitura no celular) e já vem com imagens muitos bonitas.

Se você preferir, você pode criar um padrão de HTML através de uma tela em branco (o recurso é chamado de “Mensagem em branco”). Basta ir selecionando os elementos que mais forem adequados para o caso. É extremamente simples e em poucos minutos você vai conseguir montar uma template perfeito para o seu negócio. Em tempo real você pode ir testando e ver como fica a visualização em smartphones.

Se você tiver familiaridade com programação HTML pode optar por criar seu próprio código e subir ele na plataforma.

2 – Envio de mensagens

Lembra que citei anteriormente a limitação da AWeber na realização de testes A/B? Pois bem, a GetResponse possui essa área muito bem desenvolvida e ela fica dentro do processo de envio de e-mails. Existem 4 tipos diferentes de testes que você pode fazer:

  • Título do e-mail: Teste até 5 títulos diferentes para um mesmo e-mail.
  • Remetente: Teste até 5 diferentes remetentes.
  • Conteúdo: Teste até 5 conteúdos diferentes e veja qual performa melhor.
  • Horário de envio: Escolha até 5 dias da semana para enviar seu e-mail ou até 5 horários diferentes ao longo do dia.

Depois de ter selecionado o tipo de teste que você gostaria de fazer você tem de definir algumas condições do teste. Você pode definir o percentual da base envolvida no experimento e a divisão entre controle e tratamento. Além disso, a GetResponse te permite automaticamente enviar a variação da mensagem que tiver apresentado melhores resultados. Por exemplo, você montou um e-mail e gostaria de testar 2 títulos diferentes. Nesse exemplo você pode fazer esse teste com apenas 30% da sua base sendo que metade dela vai receber uma variação (com o título A) a outra metade a outra (com o título B). Após ter completar o envio para 30% dos usuários a plataforma identifica qual título foi mais efetivo e envio para os 70% restante da base o e-mail com o título que apresentou melhor performance.

O último passo é definir se você quer enviar o e-mail naquele exato momento ou se gostaria de fazer o agendamento. Um diferencial da GetResponse é que ela possui 2 recursos interessantes para o agendamento.

Uma delas é chamada de “Momento perfeito” e basicamente ela envia o e-mail para cada usuário no horário que ele mais costuma suas mensagens. Outro recurso interessante para quem possui negócios que atendem vários países ou que possuem leitores espalhados pelo mundo é chamado de “Viagem no tempo”. Esse recurso vai enviar o e-mail sempre no horário local de cada usuário, por exemplo, todos os usuários da sua base devem receber a mensagem às 10 da manhã no seu horário. Com isso você evita pessoas recebendo mensagens da sua empresa de madrugada por exemplo.

Os recursos da parte de agendamento de e-mail da GetResponse são excelentes.

3 – Automatização

Os recursos de automatização da GetResponse são fantásticos. A base das automatizações utilizam a lógica de IF-THEN (SE-ENTÃO). Com os recursos de automatização você consegue criar critérios e campanhas super bem segmentadas e garantir de enviar elas no momento correto. O recurso de automatização da GetResponse é baseado em 3 elementos:

  • Condições: São as condições que precisam ser atendidas para que o seu fluxo de automatização comece. Por exemplo, o usuário acabou de se cadastrar na base de e-mail, ou ele acabou de abandonar um carrinho no seu e-commerce ou até mesmo ele realizou uma compra no seu site.
  • Ações: São as ações que serão feitas com aquele usuário se ele atender às condições acima. Por exemplo, você pode enviar um e-mail, colocar uma tag no usuário ou fazer ele esperar algumas horas.
  • Filtros: Vão melhorar a precisão das suas campanhas. Por exemplo, você pode definir um código de desconto apenas para as 10 primeiras pessoas que clicarem no seu e-mail.

Você pode criar uma representação visual do fluxo que vai facilitar bastante para você entender o que acontece na jornada dos seus usuários. É super simples criar seus fluxos. Basta arrastar as opções, fazer algumas configurações simples e ir montando.

4 – Infinidade de recursos da plataforma

A plataforma da GetResponse possui uma série de outros recursos na plataforma (alguns deles em planos mais avançados), que são perfeito para acompanhar a evolução do seu negócio. Com a GetResponse você pode criar páginas de destino (o que é perfeito para combinar com suas campanhas de e-mail marketing), realizar webinars para centenas de pessoas simultaneamente, realizar integração com uma infinidade de plataformas e várias outras coisas.

5 – Preço

A GetResponse possui preços bastante competitivos e no geral é mais barata que a solução da AWeber. O preço final da GetResponse depende do tamanho da sua lista de e-mail e também do seu plano (eles possuem 4 no total). Mas, no geral, a solução vai ser bem mais em conta que a Aweber. Inclusive, se você fizer planos mais longos (12 ou 24 meses) você conseguirá bons descontos que chegam a 30%.

PONTOS FRACOS DA GETRESPONSE

1 – Tradução

A plataforma da GetResponse está disponível em português e em vários outros idiomas, enquanto a da AWeber está apenas em inglês. Apesar disso, a plataforma da GetResponse possui alguns termos com nomes diferentes do padrão de mercado e algumas oportunidades de melhoria da tradução. Mas, imagino que isso seja resolvido em breve.

2 – Interface

A GetResponse possui tantos recursos diferentes que a sua interface acaba sendo um pouco pesada, mas nada que prejudique a experiência. Inclusive, a GetResponse lançou recentemente uma atualização do seu visual e a experiência parece já ter ficado muito melhor.

CONCLUSÕES

No geral as duas soluções são boas e atendem muito as necessidades básicas de qualquer negócio que esteja começando. A Aweber parece ser uma boa opção para iniciantes, porém, no geral a solução é muito simples e até um pouco limitada. A GetResponse é uma ferramenta com muito mais recursos e em português.

Se você é uma empresa que utiliza pouco ou não vê e-mail marketing como um canal essencial para o seu negócio a AWeber com certeza vai te atender bem. Mas, se a sua empresa depende de e-mail marketing e tem objetivos de dar um passo além em termos de segmentação, comunicação e engajamento dos seus clientes a GetResponse costuma ser mais interessante. Os recursos de criação de página, automatização e webinar são recursos que sem dúvida vão te permitir falar com seus clientes de uma maneira unica.

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