Você já reparou que, em algumas pesquisas realizadas no Google, é exibido um box com um pouco do conteúdo que você procura?

Esse resultado é chamado de featured snippet, também conhecido como “posição 0” do Google, e geralmente exibe receitas, tutoriais, tabelas, definições detalhadas etc.

featured snippet google

O exemplo apresentado é o snippet de parágrafo, que apresenta um trecho do conteúdo na íntegra, em formato de parágrafo. Além disso, também existem snippets de lista e de tabela.

Diferente do que muitos analistas acreditam, não é necessário estar em primeiro lugar para ocupar o featured snippet do Google. Pelo contrário: pesquisasidentificaram sites presentes na 8ª página do buscador apresentando o resultado na posição 0.

Com isso, está claro que alcançar essa posição dá um boost no rankeamento do site e no tráfego gerado, pois a página fica em destaque acima de todos os outros sites, mostrando um trecho do conteúdo.

Como chegar à posição 0 do Google?

Não existe uma marcação de dados ou garantia de conseguir isso. O ideal é trabalhar com conteúdo que exiba uma resposta direta e objetiva sobre determinada pergunta ou um tutorial passo a passo caso ao qual a pesquisa se aplique.

Além disso, a Moz analisou 1,4 milhão de featured snippets e identificou vários padrões nos resultados apresentados pelo Google.

Essa pesquisa identificou, por exemplo, que os snippets de parágrafo tem, em média, 45 palavras e 293 caracteres. Confira todos os dados da pesquisa da Moz aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *