20160728172428 660 420

Você já ouviu falar de livros digitais ou e-books? São livros que você pode ler pelo computador, tablet ou celular. Você não precisa nem ir na livraria para escolher o livro, dá para fazer tudo pela internet!

Olha só como é prático: é só entrar no site da livraria ou da editora, escolher o livro (as lojas avisam quais são os títulos tradicionais e quais são os digitais, tá?), comprar e baixar no seu aparelho. Pronto, agora você já pode começar a ler e nem precisa estar conectado à internet para isso!

O que também é legal é que não ocupa espaço na mochila ou na estante e eles costumam ser mais baratos que os livros impressos – alguns, de domínio público, são até gratuitos! Além disso, em um único aparelho, você consegue carregar vários livros! Demais, não é mesmo? Olha só, em 1 GB de memória, dá para guardar mais de mil livros!

Reprodução

E-reader
Você pode ler os seus livros digitais no celular, tablet ou computador sem problemas, mas também tem um aparelho chamado e-reader ou leitor digital. Ele parece um tablet e é indicado só para ler os livros digitais e para fazer pesquisas na internet. Não dá pra tirar fotos e baixar aplicativos, viu?

Com ele dá para controlar o brilho da tela, escolher a cor da página, aumentar ou diminuir o tamanho da letra e até mudar a fonte do texto, tudo para melhorar a experiência de leitura! Normalmente, a tela desse tipo de aparelho é mais fosca e ótima para ser usada em ambientes bem iluminados e não tem o risco de a luz do sol atrapalhar na hora de ler.

Reprodução

Ele também é muito bom em ambientes escuros. Ao contrário do celular ou do tablet, o e-reader não tem aquela luz brilhante que acaba incomodando os olhos! Mas se você quiser usar o aparelho em ambientes escuros é bom conferir se ele tem função de iluminação antes de comprar, porque alguns não tem e só podem ser usados em ambientes iluminados, tá?

Reprodução

Quer ver outra vantagem do leitor digital? Você não precisa ficar se preocupando com os marcadores de página, porque ele sabe exatamente onde você parou de ler e salva em um histórico! E ainda dá para fazer anotações, sublinhar e fazer pesquisas sobre o tema, palavras que você não conhece, acessar a página dos autores e sites citados, tudo sem precisar usar o computador. Dá até pra consultar o dicionário caso você não saiba o significado de alguma palavra!

Já a bateria do e-reader é muito boa! Dependendo da frequência de uso do aparelho, ela chega a durar mais de uma semana! Ou seja, não precisa ficar levando o carregador para todos os lados ou procurando uma tomada.

Como escolher um
Os principais e-readers são o Kindle, o Lev e o Kobo; cada um está vinculado a uma determinada livraria e só dá para baixar os livros delas, porque eles tem um sistema de segurança para não ser copiado para outros dispositivos que não estejam autorizados.

Em geral, todas as livrarias oferecem os principais e mais famosos livros, mas se você gosta de algum tema específico, como suspense policial ou gosta de ler livros em outras línguas, é bom dar uma olhadinha no site da livraria antes para conferir se tem as obras que você gosta.

É bem fácil de achar os e-books. Na hora de filtrar a pesquisa, é só clicar em e-book ou livro digital para encontrar tudo que está no catálogo. Também dá para baixar um aplicativo que transfere os livros do seu e-reader para o celular, por exemplo. Assim, mesmo que você esqueça ele em casa, dá para continuar sua leitura. Nesse app você também consegue comprar os livros.

Olha só esse exemplo:

Reprodução

O app informa que é um livro digital, onde você consegue ler e quanto tempo ele demora para estar disponível depois da compra.

E tem uma coisa muito importante antes de comprar um e-reader: a compatibilidade dos livros. Muitos livros digitais são arquivos em formatos EPUB ou MOBI. Por isso, procure um leitor digital que tenha suporte às duas extensões, assim, você não deixa de ler nenhum livro porque ele não roda no seu aparelho.

Outra coisa é o PDF, que é um formato muito comum para documentos e textos acadêmicos. Mas, os e-readers não tem um bom suporte para esse tipo de arquivo, então vale a pena comprar um modelo que tenha uma tecnologia chamada PDF Reflow, que ajusta o formato na tela para que as letras não fiquem muito pequenas e distorcidas.

Reprodução

Viu como os livros eletrônicos podem facilitar a sua vida? E se você já tem um e-book, me conta como é a sua experiência com a tecnologia! Use a #LuExplica nas redes sociais para conversar comigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *