TYP

 

O que é uma Thank You Page?

Da sigla TYP, esse formato de Landing Page é uma página em que você agradece a conversão e entrega o link final do conteúdo ofertado. O importante da Thank You Page é você só chegar nela se passou pela Landing Page de conversão.

Por isso, para falarmos da página de agradecimento, arrisco dizer que é um conceito que está bem claro para todos do setor: página de destino com foco em uma ação bem definida.

Observe que a página citada acima tem um objetivo claro: ofertar a palestra em troca das informações de contato dos visitantes, seja utilizando o CTA (call-to-action) para o login social ou para o preenchimento do formulário.

Depois dessa ação, o agora Lead será redirecionado automaticamente para uma página na qual poderá conferir o vídeo final.

Apesar de não ser novo o conceito de página de agradecimento, é comum vermos esse redirect (da Landing Page de conversão) pulando a TYP, indo direto para o PDF, vídeo no Youtube ou até para o link final do conteúdo diretamente em uma mensagem automática para o email cadastrado, através de um email transacional.

Talvez, economizando em mais uma atividade de Marketing Digital, é que muitas empresas deixam de criar a TYP. Só que a importância dela é maior do que apenas a entrega do link final do conteúdo. Entenda!

A importância da Thank You Page

Dois motivos são cruciais e justificam realizar a criação da página de agradecimento:

1. Custo por Conversão no AdWords e FacebookAds

Para quem já tem uma certa intimidade com as ferramentas de publicidade online, como o Google AdWords e o Facebook Ads, sabe que o “custo de conversão” é rapidamente instalado quando se tem uma página de destino. No caso de um material, como webinars e eBooks, essa página é uma Thank You Page.

Assim, através dos softwares de edição de Landing Page, é rápido para o profissional de marketing acessar as configurações da TYP e adicionar o código de registro de conversão para quem chegou nela, mudando a análise dos resultados para um “custo por Lead”.

2. Ofertar o próximo passo

Além disso, o melhor momento para você ilustrar o próximo passo é justamente agora que o Lead está “quente”, ou seja, uma vez convencido de compartilhar suas informações pessoais (processo que ele viveu na Landing Page de Conversão), esse contato estará acessível para uma próxima conversão.

Então aqui você não apenas deve oferecer uma segunda oferta, através de um novo CTA ou formulário aberto, como também considerar essa oferta sendo um pouco mais direta. No exemplo que colocamos, ofertamos nossa Apresentação Oficial dos Serviços da Agência, que é um passo no processo de qualificação do Lead em nosso funil de vendas.

3 exemplos de Thank You Pages para você reaplicar

Considerando que você tenha se convencido de que sua estratégia de Inbound Marketing não pode ficar com as Landing Pages de conversão redirecionadas para uma Thank You Page, vamos falar agora sobre três formatos simples, mas que funcionam muito bem e que já aplicamos para diversos dos nossos clientes.

1. TYP do Material Indireto com CTA para Material Direto

Quando você divulga Materiais Indiretos, indicamos que a próxima conversão assinalada na TYP, linkando para uma LP de Conversão de um material ou chamada mais direta (agora falando da sua empresa).

2. TYP do Material Direto com novo CTA

Já no Material Direto, a sugestão é colocar um CTA para “levantada de mão”, que pode ser quando o Lead preencher um formulário para solicitar um atendimento com o consultor da sua empresa.

3. TYP com formulário para Trial/ou Converse com um consultor (levantada de mão)

Esse formato é muito bom para você testar, principalmente quando tem um atendimento exclusivo, um período de trial, uma avaliação gratuita e por aí vai.

Agora é comum ficar a dúvida: o mais indicado é colocar um CTA (call-to-action) de botão para uma próxima Landing Page ou colocar o formulário aberto no final da TYP? A resposta é que não existe um formato vencedor e quem será o juiz é o Teste A/B. Sobre esse assunto, indico a leitura desse fantástico artigo sobre Teste A/B no Google Analytics.

Lembre-se também de elencar um responsável por acompanhar a geração de Leads, principalmente nos materiais e ofertas diretas. Ele será um filtro de repasse de Oportunidades para a equipe comercial.

E você, já teve experiência positivas com suas Thank You Pages? Compartilhe deixando o seu comentário.

Por Jean Vidal

Fonte: Resultados Digitais

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