Tio Sam Apontando 62147502483

As grandes guerras causaram diferentes impactos na sociedade. Caos, mortes, doenças mas também trouxeram evoluções e desenvolvimento de infinitos recursos dos quais utilizamos hoje em dia como os computadores, o laser e até o leite condensado!

E um dos elementos de destaque na difusão da guerra foi a propaganda, seja para conquistar simpatizantes, legitimar o processo ou ‘enobrecer’ a causa. O fato é que as peças de divulgação nos dão uma ideia da forma como o pensamento pró-guerra se manifestava e de como o discurso nas mais variadas vertentes foi construído.
Quer ver?

 

imagem 01

‘Eu Quero Você para o Exército dos EUA’ foi encomendado para a Primeira Guerra Mundial baseado em um cartaz de recrutamento britânico.

 

imagem 02

Enquanto os EUA utilizavam uma figura de ficção vestida, grande parte da propaganda da Alemanha contava com a imagem de Adolf Hitler.

 

imagem 03

Em vez de usar uma figura sisuda para recrutar soldados os russos usaram uma mulher com um olhar tão penetrante quanto o do Tio Sam.

 

imagem 04

O cartaz ‘Rise of Asia’ mostra um soldado japonês ‘rompendo as correntes do domínio ocidental e de pé sobre caricaturas dos derrotados Grã-Bretanha e Estados Unidos’.

 

imagem 05

O apelo recorrentemente utilizado era o racismo. Um dos melhores exemplos foi o cartaz americano ‘Este é o inimigo’ – ele mostra uma caricatura sorridente de um soldado japonês com olhos oblíquos levando embora uma mulher branca nua. O detalhe é que o cartaz não se destinava a criar uma nova imagem dos japoneses, mas sim, para reforçar uma já ampla e inquestionavelmente opinião que os americanos tinham sobre o povo do Japão.

Por: DAYANNA PACHECO

Fonte: Kid Bentinho.blogspot.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *