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Falar em comunicação requer ampliação de vários conceitos sejam eles em termos estruturais, ferramentas, profissionais, linguagem, público-alvo, plataformas e tantos outros detalhes que aparecem diariamente. Hoje temos uma diversidade de elos para levar e buscar informação. Aquele esqueminha simples do emissor, mensagem e receptor já ganhou muitas formatações.  Snapchat, Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter, YouTube, Google +, Pinterest e demais meios de interatividade exigem roupagens específicas para cada tipo de negócio.

Cada rede social tem um perfil de usuário e padrões de comportamento diferentes. Por isso, diversificar o conteúdo nesses canais é fundamental para a interação e o engajamento com os usuários. E quanto a isso estamos falando também de linguagens e de públicos. Conquistar uma grande base de usuários de redes sociais já não é mais suficiente para os perfis que surgiram com foco neste segmento. Não é exatamente a quantidade de usuários nas mídias sociais, mas o engajamento que deve ser proporcionado que irá alavancar a experiência de um negócio, ou seja, contabilizar retorno.

Falamos em experiência e não em audiência, pois a interatividade das mídias sociais devem buscar o engajamento com o coletivo. Sabe, naquele estilo do boca a boca, mas de uma forma online. O cenário mudou e está em constante transformação. A marca por si só não é a mensagem. Claro, marcas grandes e que são consumidas pelo próprio nome não entram nessa demanda. Neste contexto, a linguagem pessoal, de confiança, de diálogo é hábil e, contudo, gera fluxo, experiência e movimento.

As mídias sociais não são ‘terra sem lei’, mas um grande leque de oportunidades que gera aproximação entre empresas e clientes. Tudo é mais rápido e, em contrapartida, efêmero. No entanto estamos lidando com um processo de divulgação específico, com linguagem personalizada e um feedback também, que tem o poder de gerar elogios, dúvidas e reclamações e além disso, oportunidades de criar laços e fidelidade.

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