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Você já se perguntou por que algumas publicações têm mais curtidas do que a outra no Facebook? As explicações podem ser subjetivas (abordaremos mais abaixo) mas há uma causa principal para essas diferenças de alcance. Esse fenômeno chama-se algoritmo. É um recurso utilizado pela rede social de Mark Zuckerberg para definir qual conteúdo aparecer no feed de notícias.

Imagine que você possua mais de 2 mil amigos na rede social. É impossível o Facebook transmitir o conteúdo de todos esses usuários na sua timeline diariamente. (Vamos combinar também que nenhuma pessoa normal conseguiria ler essas duas mil publicações.) O mesmo vale para as fanpages. De 200 que você curta, por exemplo, o algoritmo filtrará os conteúdos e transmitirá só as que importam para o usuário.

Como o Facebook filtra as publicações?

Para definir o que passar no feed, o Facebook leva em consideração uma série de fatores individuais, como interesses, comportamentos dentro da rede, quanto tempo permanece em determinado momento em uma publicação, interação com amigos, preferência por algum tipo de mídia (foto, vídeo, textos).

O que ocorre quando seu conteúdo é publicado?

Funciona assim: quando o conteúdo é publicado, o algoritmo do Facebook divide o público em grupos. Vamos imaginar que esses grupos são A e B com 500 amigos em cada. Primeiro, o conteúdo aparecerá para o grupo A. Depois, caso a publicação tenha, em média, interação com mais de 250 amigos, automaticamente vai aparecer no feed do grupo B. Os 30 primeiros minutos vão definir se a publicação irá engajar.

O mesmo processo ocorre com todas as redes sociais (Instagram, Twitter). Quanto mais a publicação tiver interações, mais chances ela terá de ter o alcance maior. Isso porque as redes dependem disso. Elas priorizam conteúdos que deixam os usuários conectados.

Algoritmo no marketing digital

Para uma pessoa que usa a rede social só por diversão, talvez o engajamento não importe muito. Mas para empresas e marcas é um fator essencial para o sucesso. Por essa razão, o marketing digital é importantíssimo para quem deseja alcançar mais pessoas no Facebook.

A rede social de Zuckerberg não aceita qualquer conteúdo. Ele precisa de ser qualidade. Além disso, a publicação precisa ser bem direcionada ao público alvo, de acordo com as informações citadas (preferência, comportamento, preferência por algum tipo de mídia). Tudo isso através do monitoramento, que também define o melhor horário e o tipo das publicações que aquele público mais interage, seja vídeo, foto ou texto.

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