13327344 1840884259472865 9074409174584548349 N1
O FESTIVAL

O primeiro Festival Italiano de Gastronomia e Cultura de Nova Veneza reuniu cerca de cinco mil pessoas e tinha como atrativo principal um cardápio recheado de comidas típicas da Itália. No ano seguinte o número de visitantes dobrou, o evento cresceu e hoje mais de 100 mil visitantes lotam a cidade durante os quatro dias do evento. Do sucesso do Festival Italiano de Gastronomia e Cultura de Nova Veneza foram surgindo outros em Goiás, como o de São Simão, Pirenópolis e da Cidade de Goiás.

O Festival Italiano de Nova Veneza chega a 12ª edição consolidado e melhor a cada ano, com mais atrativos. Além de acrescentar novas comidas ao cardápio de comida italiana autêntica feita pelas Nonas da cidade e outras que misturam os sabores da culinária goiana, o Festival ganhou em 2008 mais um atrativo: O Baile de Máscaras: Carnaval di Venezia, bem no estilo dos carnavais realizados em Veneza, na Itália.

O Festival Italiano de Gastronomia e Cultura de Nova Veneza, além de criar e reforçar a cada ano a identidade cultural do município traz sempre um cardápio variado, recheado de comida italianacom um gostinho da culinária goiana, concretizando a mistura de culturas.

Para os criadores e idealizadores do Festival Italiano de Gastronomia e Cultura de Nova Veneza “a vida começa com os antepassados, se perpetua com os seus descendentes. Por isso, um povo que não tem cultura e tradição, morre de geração em geração, não sabe de onde veio e nem sabe para onde vai”.

Nova Veneza, um pedacinho da Itália no coração de Goiás e do Brasil!

 

A HISTÓRIA
Os imigrantes italianos começaram a chegar ao Brasil no final do século XIX em função de dois fatores preponderantes da história dos dois países. Nesta época a Itália enfrentava conflitos internos em diversas províncias devido às ações para a unificação do país e o Brasil, mais precisamente, a partir de 1888, quando ocorreu a abolição da escravatura, necessitava de mão-de-obra. Na busca de uma vida melhor, longe das guerras e conflitos, milhares de italianos deixavam a terra natal e viam no Brasil o lugar ideal para viver. Assim foram surgindo diversas colônias de italianos em diferentes estados brasileiros.

Por volta de 1912 um grupo de imigrantes italianos chegou a Goiás e fundou o povoado de Nova Veneza, elevado ao status de cidade em 14 de novembro de 1958. Por muitos anos, os costumes da antiga pátria iam passando de geração em geração, até serem quase deixados de lado pelos mais novos, se perdendo com o passar das décadas.

Em 2003, um grupo de moradores, liderados por Osvaldo Stival, resolveu resgatar a cultura, os costumes, a história dos antepassados e criaram a AMIZA – Associação dos Moradores de Nova Veneza. E foi neste ano que a cidade, distante 30 quilômetros de Goiânia, realizou o primeiro Festival Italiano de Gastronomia e Cultura de Nova Veneza.

O principal objetivo era resgatar a história e a cultura do único município goiano fundado por italianos, e, assim, resgatar a identidade cultural da cidade, agregando valores sociais e econômicos.“O apoio do governador Marconi Perillo em 2003 foi fundamental para que conseguíssemos realizar o festival”, lembra o prefeito de Nova Veneza, Valdemar Batista Costa.

Entre os principais legados deixados pelo Festival Italiano de Gastronomia e Cultura para a cidade estão o ensino do italiano, língua pátria dos fundadores, nas escolas da Rede Municipal de Ensino; o Museu Histórico de Nova Veneza, a Praça … com réplicas de ponte e lagos da Veneza italiana e o Portal Italiano na entrada da cidade, inaugurado em 2013.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *