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A concorrência é uma realidade para a grande maioria dos segmentos. Hoje, basicamente os mesmos produtos e serviços são comercializados pelas empresas. Mas como se diferenciar? Oferecendo um atendimento de excelência!

Nessa realidade, o marketing de relacionamento torna-se uma grande ferramenta pois irá criar e manter um relacionamento positivo com os clientes, buscando a fidelização e transformando eles em fãs dos produtos e serviços oferecidos pela empresa. Vamos às dicas?

  1. Não pense nos seus clientes como simples indivíduos que compram e desaparecem: eles são a oportunidade de um novo relacionamento!
  1. Para gerar relacionamentos duradouros, lembre-se de: captar, reter, fidelizar e fazerações de pós-venda.
  1. As ações de marketing de relacionamento são de longo prazo, portanto nada de mágica.
  1. Mídias sociais são essenciais: essa é a forma mais simples de estar presente na vida do cliente mostrando-se disponível a ajudar no que for possível. Identifique as redes relevantes para o seu negócio e planeje conteúdos com valor.
  2. Identifique os clientes mais valiosos: se do total dos clientes 20% forem responsáveis por 70% do faturamento total da sua empresa, é neles que se deve focar.
  3. Crie um programa de fidelidade para os clientes mais importantes, tal como bancos, administradoras de cartão de crédito e empresas aéreas fazem.
  1. Desenvolva um procedimento específico para o marketing de relacionamento: imagine a operacionalização dele e as possíveis lacunas.
  2. Tenha uma equipe especializada para atender os melhores clientes.

Por: Dayanna Pacheco

Fontes: Sites Marketing de conteúdo e Email Manager.